17/03/2014

As operadoras de telefonia móvel anunciaram a assinatura de acordo para instalação da infraestrutura necessária para a garantia da prestação do serviço móvel pessoal (SMP) nos estádios do Itaquerão, em São Paulo, e da Arena baixada, em Curitiba.

O SindiTelebrasil frisou, porém, que o atraso na liberação dos estádios para essa etapa “deve dificultar a instalação da infraestrutura interna de telefonia móvel”.

Segundo a associação que representa as operadoras, o prazo médio para instalação da infraestrutura é 150 dias, mas os fornecedores terão apenas 90 dias para executar as obras. O prazo apertado decorre da longa negociação entre administrações dos estádios e operadoras: desde maio de 2013 vinham tentando chegar a um acordo.

A cobertura de sinal de celular está em fase de ajustes finais em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Em Cuiabá, Manaus, Natal e Porto Alegre os acordos comerciais foram fechados e já se iniciou o processo de instalação. Em Natal e Porto Alegre, as administrações dos estádios já solucionaram os problemas nas salas onde os equipamentos serão instalados, permitindo às prestadoras acelerarem a implantação da infraestrutura, afirmou a entidade.

Para a instalação da cobertura, as prestadoras Claro, Oi, Nextel, Tim e Vivo fizeram uma parceria para a implantação de um projeto único, com investimentos em infraestrutura compartilhada, que custará R$ 200 milhões. Pelo projeto, os equipamentos das empresas ficam instalados em uma sala e dali parte uma rede de fibras ópticas que ligará pequenas antenas distribuídas ao longo do estádio para garantir cobertura nas arquibancadas, camarotes, vestiários, corredores, praças de acesso e estacionamentos.

Fonte: Telesíntese