12/12/2014
A participação do serviço de telefonia fixa tem sido cada vez menor na receita das grandes operadoras, em função da migração do consumidor para a telefonia móvel. Mas no segmento de pequenas e médias empresas o mercado de telefonia fixa está em expansão.
Dados da consultoria Frost & Sullivan, as pequenas e médias empresas, que apresentam faturamento anual de até R$ 150 milhões, representaram 50,6% das receitas de voz do mercado empresarial no ano passado em 2012. Em 2011, a participação foi de 49,5%. A expectativa da consultoria é que, até 2017, o índice supere os 55%.
Segundo a consultoria, o segmento de pequenas e médias empresas é o único em que a telefonia fixa ainda cresce, já que as grandes empresas vem adotando em maior escala a telefonia pela internet (telefonia IP), a videoconferência e os serviços de mobilidade, que acabam substituindo a telefonia tradicional local e de longa distância.
Do total de 46,7 milhões de linhas fixas em operação no país, no ano passado, 31,5% - o equivalente a 14,7 milhões - são do mercado empresarial. A maioria pertence a pequenas e médias empresas, nas quais a receita por linha é maior do que no residencial, mas ainda assim vem caindo. Ao que indicam os dados, fala-se cada vez menos ao telefone fixo.
Na disputa com grandes operadoras que têm divisões voltadas ao mercado empresarial, como Telefônica/Vivo, Oi e Embratel, e aquelas especializadas nesse segmento, como a Telecall, a oferta de produtos diferenciados e de baixo custo é fundamental para conquistar novos clientes.
A popularidade da internet como meio de comunicação criou um ambiente viável para o uso da tecnologia para a transmissão de áudio digital em tempo real. É o que se chama de Voice over IP, ou VoIP. A comunicação de voz em redes utilizando o IP (Internet Protocol) resultou no aparecimento da Telefonia IP, que oferece serviços de telefonia utilizando a rede IP em chamadas e comunicação de voz.
As estatísticas referentes ao uso da tecnologia VoIP apontam um crescimento significativo. Nada menos que 65% das empresas nos EUA utilizam e 14% estão testando. Seu consumo global cresceu de 16 milhões de usuários em 2005 para mais de 50 milhões em 2006. O Brasil fechou o ano de 2006 com mais 262 mil assinantes de telefonia fixa VoIP, sendo as maiores prestadoras de serviços de telefonia fixa VoIP a Embratel/Net e a GVT.
Fonte: R7
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