11/05/2015
O Brasil manteve o ritmo deaumentono mercadode serviço de comunicação multimídia (SCM), fe-chando março deste anocom 24,43 milhões deaces-sos de banda larga fixa, um crescimento de 0,6% em relaçãoaomêsanterior.
Emjaneiroefevereiro,oPaís cresceu0,6%e0,71%,respectivamente.Segundoin-formou a Anatel nesta segunda-feira, 11, isso se tra-duz em uma penetração de 36,97% dos domicílios, tomando como base dados do IBGE.
Sefevereirofoiomêsem queafibra enfimpassou da barreira do primeiro milhão de acessos, março não mudou muito em relação a essa base inicial. Foram 24,2 mil adições líquidas no mês (2,38% de cres-cimento em relação a fevereiro), o que fez a par-ticipação de mercado da tecnologia crescer 0,07 ponto percentual (p.p.), ficando com 4,26%. Con-siderando acessos FTTx (soma de fibra com HFC), foram registrados 1,070 milhãodeacessos, aumento de 2,45%.
A tecnologia que mais cresceu no mês foi a 4G TD-D-LTE:14,14%(23,6mil),totalizando191,2milco-nexões. Ethernet (5,29%) e WiMax (4,85%) seguiram o 4G em proporção decrescimento, apesar da participação de mercado de ambos serem in-sipientes: 1,26% e 0,05%, respectivamente. Em adi-ções líquidas, o Cable Modem foi a tecnologia com maior aumento: 71,6 mil novas conexões (0,93% de crescimento).
Grupos econômicos
O crescimentodoLTEem acessofixo(TDD-LTE na faixa de 2,5 GHz) se reflete no aumento da Sky de 15,29%, uma das operadoras quefornecemesse tipo de conexão junto com a On Telecom (aqui con-tabilizada como "outros"). Foiomaioraumentoden-tre todasasempresas, eúnico nacasa dedoisdígitos. Mas, como a companhia agora conta com 153,2 mil acessos, a participação de mercado dela é de apenas 0,63%. Destaca-se também o aumento de 6,89% da CaboTelecomede4,65%LiveTIM,queagorasoma 171,3 mil conexões.
Em adições líquidas, o Grupo América Móvil, que controla Claro, Embratel e Net no Brasil, foi o de maior aumento, com 77,9 mil novas conexões, cres-cimento de 1,02%. O grupo mexicano também con-tinua líder de mercado, com 31,65%, aumento de 0,14 p.p.. Mesmo juntando os números da Telefônica com a da GVT, a quantidade de acessos aindaficaria emsegundolugar,com29,21%domer-cado, um total de 7,138 milhões de acessos (cres-cimento de 0,54% no mês).
A atual segunda colocada, a Oi, registrou a maior queda dentre todas as empresas. Foram 37 mil des-conexões, ou redução de 0,57% na base, fechando março com 6,488 milhões de acessos.
O conjuntodepequenosprovedores,categorizadona Anatel como "Outros",aumentouem 0,04 p.p. apar-ticipação,fechando março com 8,28%, ou 1,997 mi-lhão de acessos (crescimento de 1,32%). Esse coletivo representa a quarta maior base de SCM no Brasil, ou a terceira se considerar a soma da Telefônica com a GVT em um player só.
Fonte: Teletime
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