17/09/2013
Ao adotar o sistema de negociações online para ofertas de atacado, os preços cobrados pelas concessionárias, as principais detentoras de infraestrutura de redes, já caíram. Segundo a Anatel, a regra de replicabilidade das ofertas levou a “amadurecimento” forçado.
“Até aqui a gente percebia um claro comportamento de ver o atacado, ver o insumo, como instrumento para fechar o mercado. Depois dessas negociações, principalmente com relação aos preços que foram apresentados nas ofertas de referencia, a gente percebe uma mudança de postura”, diz o superintendente de Competição, Carlos Baigorri, que concedeu entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.
Segundo ele, foi basicamente uma questão de adotar o princípio de que, os vendedores de pão e farinha não podem vender a farinha por preço mais caro que o pão – resumo do que a Anatel adota por replicabilidade das ofertas de atacado.
“No processo de replicabilidade houve uma significativa redução dos preços. E as empresas descobriram fontes de receita novas em infraestruturas que já possuem”, revela o gerente de monitoramento de relações entre prestadoras, Abraao Balbino e Silva. Assista a entrevista dada à CDTV, do portal Convergência Digital.
Fonte: Luís Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz - Convergência Digital
Copyright © 2015 ABRAFIX - Associação Brasileira de Concessionárias de Serviços Telefônico Fixo Comutado. All Rights Reserved.