17/09/2013
A julgar pelo exemplo do Rio de Janeiro, vale a pena para as empresas investirem em acordos de conciliação com os clientes. Segundo o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do RJ, como resultado de audiências extrajudiciais, pré processuais, o sucesso chega a 80%.
“A maioria das causas que envolvem telefonia são inferiores a 20 salários e muitos optam por ingressar diretamente nos juizados especiais .Só o Nudecon, que é uma das partes da defensoria pública, evitou 906 ações judiciais no ano de 2012”, revela a coordenadora do Núcleo, Alessandra Vivas.
Ela explica que os procedimentos tornam um acerto não só viável, como rápido. Como apresentou no Fórum de Relações de Consumo em Telecomunicações, entre a triagem e identificação do problema, o primeiro atendimento, a marcação de audiência e a conciliação, os acordos saem em 30 dias.
Fonte: Luís Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz - Convergência Digital
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