11/11/2013
Os gastos de operadoras com soluções de tecnologia da informação devem chegar a US$ 60,7 bilhões em 2017, de acordo com a consultoria Ovum, que realizou uma pesquisa com executivos da área de TI dessas empresas. Os investimentos vão variar de infraestrutura de telecomunicações (plataformas em nuvem, virtualização de servidores e sistemas BSS/OSS para apoiar as implementações LTE), canais online de venda, com crescimento do interesse por soluções de gerenciamento da experiência do cliente.
O levantamento da Ovum ainda revela uma mudança de longo prazo nos gastos para os sistemas orientados para o cliente e na melhoria da satisfação do assinante dentro da indústria de telecomunicações. "Os entrevistados identificaram a integração multicanal e personalização de serviços como áreas principais de atuação nos próximos 18 meses, com 67% e 61% de planejamento para aumentar os gastos nessas duas áreas, respectivamente", aponta a consultoria.
Também fazem parte do planejamento das teles o aporte em soluções de inteligência de negócios e análise avançada (preditivos ou de análise de dados): mais de 80% dos entrevistados irá implantar tais tecnologias no nível de rede. "Depois de muitos anos de redução de custos, altos executivos de TI telco vêm claramente a necessidade de investir novamente em projetos de CRM para apoiar experiência geral do cliente", diz Shagun Bali, analista da Ovum. "Ao longo dos próximos 12 meses, o desenvolvimento e consolidação de sistemas de CRM multicanais integrados e direcionados a processos de negócios vai estar no topo da lista de prioridades para os operadores. No entanto, para alcançarem sucesso, as redes precisam ser mais inteligentes, diz Bali".
Tecnologias de política de gerenciamento de redes e usuários e melhoria de serviços de apoio operacional também estarão no centro das atenções: quase 45% dos operadores as vêem como uma das três maiores prioridades para os próximos 12/18 meses. Os executivos estão interessados em aplicar controles no nível do assinante para personalizar a experiência do usuário.
Fonte: TeleSíntese
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