26/02/2014
Como se desenhou ao longo do Mobile World Congress, realizado esta semana em Barcelona, as teles não estão dispostas a participar da Internet.org, iniciativa proposta pelo Facebook para oferecer acesso gratuito de Internet banda larga para serviços considerados essenciais, como o de emergência e o próprio Facebook.
Marco Quatorze, diretor de Serviços de Valor Adicionado da América Móvil, dona da Claro no Brasil, foi taxativo: "nós não vamos participar. Há outras opções à mesa e vamos estudar como minimizar a exclusão digital".
O executivo buscou, no entanto, expilicar que o não da América Móvil não é uma declaração de 'guerra' com a Rede Social. "Não vamos fazer parte do Internet.org, mas vamos continuar a colaborar com o Facebook e com o trabalho de levar a Internet para mais e mais pessoas", disse, durante participação em painel, nesta quarta-feira, 26/02. A parceria ao que o executivo se referiu é a já existente no Brasil e no México onde o acesso ao Facebook é dado gratuitamente para os clientes pré-pago da operadora.
"No Brasil, oferecemos o Facebook para os clientes para que eles mantenham a validade dos créditos do pré-pago. No México, o objetivo foi o de aumentar o valor das recargas. E sempre vamos ter propostas que tragam benefício ao consumidor, mas nos proporcionem retorno", destacou. Sem querer confrontar as OTTs, Quatorze diz acreditar que elas podem vir a ser canais de serviço das teles. "Podemos dar acesso grátis ao Facebook desde que eles também façam publicidade dos nossos planos 3G ou 4G. Tem que ser parceria de negócios. O canal está se abrindo e há opções à mesa", concluiu.
Fonte: Ana Paula Lobo - Convergência Digital
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