19/05/2014
O negócio de telecomunicações está cada vez mais concentrado nos Estados Unidos. Nesse domingo, 18 de maio, a AT&T, depois de semanas de negociação, anunciou o acordo para a aquisição da DTH Direct TV, numa transação que envolve 30% do valor em cash e 70% em ações da própria AT7T, tendo sido a DirecTV avaliada em nada menos do que US$ 67 bilhões, e o custo da operação para a AT&T deve ser de US$ 48,5 bilhões.
Com a compra, a AT&T fincou os pés no Brasil por conta da Sky, que é da Direct TV. A aquisição tem um forte olhar para a América Latina, onde a DTH Direct TV soma mais de 18 milhões de assinantes, incluindo os 5,8 milhões de clientes no Brasil.
Nos EUA, a Direct TV tem pouco mais de 20 milhões de assinantes. A AT&T, por sua vez, soma á a AT&T tem, nos EUA, além de quase 18 milhões de usuários de banda larga (por xDSL, fibra e satélite). TGambém é a segunda operadora móvel dos Estados Unidos, com 116 milhões de assinantes e, exatamente por isso, cobiçada pelo governo brasileiro para o leilão 4G, em 700 MHz, programado para agosto.
No Brasil, a AT&T tem uma atuação muito discreta. Ela presta serviços corporativos para clientes estrangeiros com ponto de presença no país. Na América Latina, com a Direct TV, a operadora passaria a rivalizar com América Móvil e Telefônica, que são os dominantes na região.
Fonte: Ana Paula Lobo - Convergência Digital
Copyright © 2015 ABRAFIX - Associação Brasileira de Concessionárias de Serviços Telefônico Fixo Comutado. All Rights Reserved.