30/06/2014
SÃO PAULO – Com um bilhão de fotos, comentários e curtidas apenas na primeira metada da competição, a Copa do Mundo de 2014 já é o evento com maior repercussão nos dez anos da história do Facebook, segundo dados da rede social obtitos pela agência de notícias Reuters.
Cerca de 220 milhões de pessoas no mundo participaram das discussões entre os dias 12 e 29 de junho. A primeira semana do Mundial teve 459 milhões de interações, o que representou um volume maior que o Super Bowl, os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi e a premiação do Oscar combinados.
Como a bola ainda vai rolar por mais duas semanas, o torneio internacional de futebol seguramente deverá registrar novos recordes como o maior evento das redes sociais até o encerramento.
"As pessoas estão tendo conversações no Facebook sobre o que assistem nos estádios ou nas Tvs em uma escala realmente sem precedentes", disse à Reuters o diretor do Facebook Nick Grudin.
"Além de compartilhar e se conectar com amigos, as pessoas estão se engajando em tempo real com a mídia e com as vozes públicas que mais importam", acrescentou. O Facebook é a última rede social a capitalizar o tráfico de dados derivado da televisão em torno dos grandes eventos como o Mundial de Futebol, uma tendência iniciada faz alguns anos pelo site de microblogs Twitter.
As pessoas usam a plataforma para comentar as coisas que assistem na TV, um tipo de interação que pode tornar-se uma nova fonte de lucros com anúncios para o Facebook.
O recorde de conversações no Facebook durante a Copa é possível graças à enorme democratização dos telefones móveis.
Sete em cada 10 usuários no mundo se conectam à rede a partir de dispositivos móveis, que representam aproximadamente 60% da arrecadação de publicidade pela companhia.
O tráfico está se acelerando na medida em que o Mundial entra em suas etapas finais. Mais de 31 milhões de pessoas produziram 75 milhões de postagens, curtidas e comentários na vitória do Brasil no sábado contra o Chile, nos pênaltis.
"Este Mundial foi um momento de catalização cultural para as personas ao redor do mundo", disse Grudin. "Vemos o reflexo no Facebook, que é como um estádio global móvel do planeta".
Fonte: Estadão on-line
Copyright © 2015 ABRAFIX - Associação Brasileira de Concessionárias de Serviços Telefônico Fixo Comutado. All Rights Reserved.